sexta-feira, 29 de maio de 2009

Comportamentos


Como é estranho o conhecimento interpessoal… imagino sempre as personagens que intervêm no meu mundo como perfeitos desconhecidos, tal como as imagens de um filme que passa diante de mim, sem que consiga materializá-las como verdadeiras. Isto resume-se ao facto de uma parte de mim estar constantemente a analisar o perfil humano, numa tentativa, frustrada ou não, de emitir julgamentos psicológicos sobre os meus interlocutores. Talvez até me possa considerar uma misantropa, tendo em conta que praticamente não tenho amigos (sou uma pessoa de relações difíceis, diria) e nem os quero ter. As horas, os dias, o meses… que prefiro ficar a deambular vagamente por casa a fazer nada (ou tantas coisas) podem querer significar algo de estranho no meu comportamento, mas não necessariamente a misantropia. Mas se efectivamente sou uma misantropa (e não me assusta a palavra, com todo o seu significado intrínseco), sinto-o como algo de fantasioso, nada mais que uma palavra, no meio de tantas que me preenchem, para me ilustrar perante um universo que não esmorece sem mim--- fica apenas indiferente. E eu gosto da minha companhia…. Gosto de estar só! Comigo! Sou tentada a rever-me como um mero dado estatístico neste lugar terreno, onde a minha ignorância é distante aos olhos dos demais, onde nada importa a não ser a verdade que cada um cria, numa tentativa de não ultrapassar o vazio de outrem. Pergunto-me, a cada instante, o que torna o ser humano cruel, mas depois revejo-me no espelho como um ser humano e a tentativa de me mudar, nesse aspecto, parece nem ter resultado comigo. Não quero com isto dizer que estou descontente com a minha forma de ser, claro que há sempre um ou outro pormenor que gostaria de alterar, mas penso na minha essência como algo de bom e quero colocar isso ao serviço da Humanidade. Mas, na maioria das vezes vejo-o como algo muito difícil de alcançar e penso sempre que os meus esforços são inglórios, mediante o problema da propagação multiplicada. E, talvez por isso, sinto-me sempre uma perfeita estranha no meu próprio mundo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário